INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA

VILA VELHA

​Parques de Vila Velha reabrem com restrições para escolas e munícipes

De: Secretaria de Meio Ambiente
Texto: Rodrigo Elias| Foto: Everton Thiago
Criado: 01 de junho de 2021

Iniciando as comemorações do mês do Meio Ambiente, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, receberam autoridades e convidados em cerimônia simbólica de reabertura dos parques municipais. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (01), no Parque Morro da Manteigueira, na Glória.

O prefeito Arnaldinho Borgo destacou que o meio ambiente de Vila Velha vem ganhando investimentos importantes de infraestrutura, que vão projetar a cidade no cenário nacional: “Iniciamos as comemorações do mês do Meio Ambiente da melhor forma, que é reabrindo o Parque da Manteigueira. Em breve, Vila Velha será reconhecida como a cidade do Meio Ambiente. E quem ganha com isso é a população. Estamos reabrindo o parque, mas ele ganhará em pouco tempo investimentos para remodelação. Assim estamos fazendo com o Parque de Jacarenema, que sairá do papel; o Penedo, com nova estrutura; o Parque Urbano do Sítio Batalha, que será referência na Grande Vitória. O projeto está lindo. Além do Morro do Moreno, que já virou unidade de conservação e contará com estrutura acessível e de qualidade”, ressaltou o prefeito Arnaldinho Borgo.

Na ocasião, os convidados participaram de uma trilha guiada, com o auxílio da Guarda Municipal, que possui uma base fixa no parque para garantir constantemente a segurança dos visitantes e o cuidado com a fauna local.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, contou que o Parque é referência para a educação ambiental: “Moradores e escolas poderão voltar a usufruir do espaço, que já possui um novo projeto conceitual e está em andamento o projeto executivo, que está contemplado no Projeto Vila Velha do Futuro”, explicou.

A Universidade de Vila Velha (UVV) também esteve com representantes no local, onde oficializaram a entrega de equipamentos e materiais de segurança, doados para facilitar a manutenção e melhorar a estrutura do Parque Morro da Manteigueira.

“A doação dos materiais é parte integrante do Acordo de Cooperação celebrado entre UVV e PMVV, para contribuir com a conservação do parque e propiciar o desenvolvimento técnico - científico dos alunos da universidade, através de projetos desenvolvidos com a comunidade escolar de Vila Velha no local”, explicou Ricardo.

Parques Municipais

Após um ano fechados por conta da pandemia da covid-19, as Unidades de Conservação de Vila Velha estão aptas para visitações, porém com restrições. O uso de máscara e álcool em gel são itens obrigatórios, além da quantidade de pessoas que irão circular nos parques.

As Unidades de Conservação que estavam fechadas para visitação eram: Morro da Manteigueira, Morro do Penedo e o Sítio Batalha. Já o Parque Urbano de Cocal, Parque da Prainha, Morro da Concha e Parque Jacarenema estavam funcionando, por serem em locais abertos e não possuírem delimitações físicas.

O Monumento Natural Morro do Penedo também deverá abrir em breve, durante as comemorações do mês do meio ambiente.

Importante ressaltar que no Sítio Batalha, no Centro de Vila Velha, as visitas estão permitidas apenas para escolas e associações, previamente cadastradas pelo e-mail: educambiental@vilavelha.es.gov.br.

O Parque Morro da Manteigueira funciona para visitantes de terça a domingo, inclusive feriados, das 8 horas às 17 horas. Não abre às segundas-feiras, devido às manutenções que são realizadas periodicamente. Devido à fase vermelha do município, o parque terá controle de número de pessoas, além do distanciamento e uso de máscara.

Para os grupos interessados em utilizar o espaço do Parque Municipal Morro da Manteigueira, é necessário enviar solicitação para o e-mail: mauricio.fernandes@vilavelha.es.gov.br.

O trabalho de conscientização e de educação ambiental é prioridade e continuará sendo feito constantemente, pois a manutenção e reabertura dos parques dependem, fundamentalmente, da colaboração dos visitantes.

Data de Publicação: terça-feira, 01 de junho de 2021

Endereço Rua Henrique Moscoso, 1275 - Centro de Vila Velha, Vila Velha/ES, 29.100-021

Atendimento Telefone(s):
(27)3229-7859/3239-3708