INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA

VILA VELHA

FOTOS E VÍDEOS

Casa Memoria Prainha
Localizada no sítio histórico da Prainha, a Casa da Memória foi construída no final do século XIX (datada em 1893) e é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. No espaço, existe um acervo permanente de fotos que tratam do sítio histórico da Prainha e adjacências, resgatando a história e memória do município e do Estado.

No local, com as imagens expostas que retratam a evolução do município ao longo dos últimos 100 anos, o visitante poderá conhecer um pouco da história da cidade, com acervo histórico e cultural sobre a colonização do solo Espíritosantense.

A edificação é situada em frente à Praça Tamandaré e é uma das últimas estruturas do século XIX. Em 1989, a liderança comunitária entorno da Casa da Memória teve a iniciativa de ver instalado o Museu Etnográfico de Vila Velha.

SERVIÇO

Endereço: Rua Luciano das Neves com Beira Mar. Área urbana. Prainha. (ao lado do Museu Homero Massena)
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h.
A entrada é gratuita.
Mais informações: (27) 3388-4344

De: Secretaria de Esporte e Lazer
Criado: 20 de novembro de 2013
07/01/2020

Congo Barra do Jucu
O que seria da Barra do Jucu sem o congo e o que seria do congo sem a Barra do Jucu?
O ritmo, trazido ao Brasil pelos escravos africanos, é cada vez mais presente na cultura da região.
Atualmente, três bandas de congo agitam as festas que acontecem no bairro, como Carnaval, fincada e retirada do mastro de São Benedito, Festa de São João, Ano Novo, entre outras festividades.
As bandas de congo também se apresentam na Festa da Penha e festas das comunidades de Vila Velha, inclusive de outras cidades.
07/01/2020

Vila dos Pescadores Praia de Itapoã
Próximo da Praia da Costa, com pouco mais de 1km de extensão, Esta praia é aberta e boa para a pesca de arremesso. Possui pequenas ondas de arrebentação, água clara e areia fofa. Itapoã ainda mantém uma pequena comunidade de pescadores, que saem todas as madrugadas para alto-mar. No final da tarde e amanhecer é comum acompanhar os trabalhadores puxando as redes para a areia.

Pode-se ainda alugar um barco e ir até as Ilhas Itatiaia. O local é supervisionado pela AVIDEPA de maio a setembro, época de reprodução das andorinhas do mar de bico amarelo e de bico vermelho..
Possui excelente infra-estrutura, onde conta com algumas pousadas, comércio, restaurantes, adegas dentre outros estabelecimentos.
26/08/2019

Macacos Sagui Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira
Beleza, muito verde e natureza em harmonia, tudo muito próximo dos moradores da cidade. O Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, que fica na Glória, é uma ótima opção para um passeio no final de semana, reunir a família, amigos, caminhar e fazer trilhas.

Com uma área de 168,30 hectares, a Unidade de Conservação (UC) abriga fragmentos da Mata Atlântica e área de manguezal na foz do Rio Aribiri. Animais como os macacos Sagui podem ser observados bem de perto, eles se aproximam dos visitantes na sede do parque.

No local existe uma variada fauna, com a vista para a baía de Vitória e para o mangue, com trilhas ecológicas para os visitantes aproveitarem. A UC foi criada por meio da Lei Municipal Nº 4105 de 13 de novembro de 1993.

Manutenção

O parque recebeu manutenção por toda área durante esta semana. Na sede foram feitos reparos e serviço de pintura e as trilhas receberam limpeza. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Serviço

Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 17 horas
Tel.: (27) 3339-8119 (para agendamento de visitas escolares)

Texto: Rovena Cruz| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 14 de julho de 2018
26/08/2019

Endereço Rua Henrique Moscoso, 1275 - Centro de Vila Velha, Vila Velha/ES, 29.100-021

Atendimento Telefone(s):
(27)3229-7859/3239-3708

E-mail:
ouvidoria@ipvv.es.gov.br
Horário de atendimento ao público Segunda - Sexta, 08h00 às 16h00